Jogos cognitivos

   

Como já é  habitual, o grupo reuniu-se por volta das 15 horas e seguiu em direcção ao lar. Assim que chegámos deixámos os nossos valores numa sala, onde normalmente o Sr. Ricardo e as suas auxiliares realizam alguns dos trabalhos para os idosos.
    Desta vez o grupo deparou-se com uma situação diferente. Acontece que o animador não pôde estar presente nesta quinta feira à tarde. Assim que soubemos da notícia ficámos um pouco desmotivados porque basicamente é ele que chama atenção dos utentes para participarem nas nossas actividades. Para além disso, assim que entrámos na sala onde costumam estar, reparámos que faltavam muitos dos idosos com quem nós costumamos lidar e os restantes encontravam-se a descansar ou a ver televisão.  Posto isto, decidimos que não era a melhor altura para realizarmos a actividade que tínhamos preparado. Esta actividade consistia em fazer uma adaptação do jogo “pictionary” mas um pouco mais simples de modo a que eles pudessem participar activamente. Visto que não iríamos realizar o que tínhamos planeado, juntámo-nos à auxiliar e ajudámos os idosos a pintarem alguns desenhos alusivos ao dia da mãe (2 de Maio). Apesar de no inicio não gostarmos muito da ideia, por ser pouco activa e monótona aceitámos e assim pudemos aproximarmo-nos mais dos idosos e ouvir as historias que eles nos têm para contar.
      Sensivelmente a meio da tarde o Luís formou um pequeno grupo de idosos e como já vem a ser costume, jogou às cartas com eles, mas desta vez com a ajuda da nossa colega Cristiana que também se juntou ao grupo.
     À medida que estávamos com os idosos fomos percebendo vários aspectos. Um dos aspectos é que os idosos têm alguma dificuldade em reconhecerem-nos. Por exemplo, na Páscoa levei dois desenhos para a senhora dona Maria José pintar e esta ficou até bastante emocionada e agradeceu, mas nesta quinta não me reconheceu. Fiquei um pouco afectada, porque desde o inicio que tinha simpatizado com ela e sempre a ajudei, mas espero que da próxima seja diferente e de certa forma a senhora não tem culpa.
     Reparámos também que há duas semanas para cá que não víamos uma senhora muito simpática, com quem a Joana tinha simpatizado bastante. Perguntámos à auxiliar o que tinha acontecido e esta informou-nos de que a senhora tinha falecido. Ficámos bastante surpreendidos porque aparentemente a senhora estava bem, logo nunca imaginaríamos este desfecho.
      No final do dia, eu, a Joana e a Carolina despedimo-nos dos idosos que estavam connosco e fomos ter com Cristiana e o Luís à sala da lareira. Assim, fomos todos juntos buscar os nossos valores onde no inicio os tínhamos deixado, e abandonámos o lar.
      Foi um dia diferente sem a presença do animador, mas penso que conseguimos dar a volta e superámos mais um obstáculo.

Milene Santos
30.04.2010