Borda d´água

 

    Este título remete-nos para um dos nossos produtos finais: a elaboração de um borda d´água. Como já é do conhecimento geral este pequeno livro contém vários tipos de informações, sobretudo para agricultura e, por isso, muito utilizado em épocas passadas. O que pretendemos é adaptar a estrutura deste livro e personalizá-lo com temas do interesse dos nossos idosos. E foi com esse intuito que no dia 4 de Março nos dirigimos ao lar.
   Por volta das 15.00h reunimo-nos com os idosos na sala principal do lar e aproveitando o jogo da forca, realizado na quinta passada, colocámos algumas questões sobre gastronomia. Percebemos então que, a nível regional existem vários tipos de pratos e doces, como por exemplo as Brisas do Lis.
De seguida convivemos um pouco com os idosos enquanto lanchavam para que pudéssemos assim interagir um pouco mais com eles.
    Como já é habitual estivemos a tentar convencê-los a participarem connosco na actividade "toca a cantar" e verificámos que da primeira vez estiveram presentes por volta de 8 idosos e desta já eram sensivelmente 12 ou 13 o que para nós é bastante motivador. Assim, o Ricardo propôs algumas músicas, e como já conhecíamos a maior parte destas tornou-se mais fácil auxiliá-lo. Ao ritmo da música o animador lembrou-se de trazer alguns pauzinhos e uma pandeireta tornando a actividade mais dinâmica.
   Às 17.30h terminámos a actividade e ajudámos os idosos até à sala onde costumam estar sendo que muitos deles posteriormente dirigiram-se para a pequena capela inserida no lar.

Milene Santos
15.03.2010