A arte da Primavera


     Como já estamos habituados, tudo o que planeamos, só pode ser concretizado, se encontrarmos disponibilidade física e psicológica por parte dos idosos com que vamos lidar, assim como condições ambientais favoráveis ao seu desempenho. Foi deste modo que a comemoração do Dia Mundial da Árvore não se realizou no respectivo dia da efeméride, 21 de Março, mas sim a 15 de Abril, devido a condições climatéricas desfavoráveis.
     A actividade para a comemoração desta data, consistiu na plantação de uma árvore de fruto – Pereira - que plantámos conjuntamente com os utentes e a que dispensámos todos os cuidados para que se desenvolva raízes fortes no lar, de modo a viver saudavelmente.
Junto à árvore colocámos uma placa, também ela elaborada por nós, feita de madeira e onde registámos: o nome da árvore “Pereira”; os nomes dos elementos que compõem o nosso grupo; o tema de Área de Projecto e a data em que a plantámos.
     Para angariar a árvore, dirigimo-nos à Câmara Municipal de Leiria, questionando a possibilidade de esta entidade a ceder, o que não foi possível devido à ausência da responsável pelo respectivo Departamento do Ambiente. Devido à urgência em conseguir a árvore, houve a necessidade de recorrer a uma solução mais rápida que passou pela sua compra numa loja da especialidade.
      A actividade decorreu num espaço exterior pertencente ao lar, com muita animação por parte dos utentes dado que muitos destes tiveram um passado ligado à agricultura tendo intervindo com alguns conselhos e práticas também muito proveitosa para nós dado que eles têm uma experiência nesta área muito superior à nossa.
     Após a plantação da árvore, eu conjuntamente com a Cristiana e a Carolina, complementámos esta a      ctividade com a realização de trabalhos manuais com as idosas para decorar o lar com elementos decorativos primaveris. Das mãos experientes destas senhoras saíram sóis e flores, que irão dar a cor e alegria da Primavera ao lar. Aproveitámos a descontracção e boa disposição destes momentos para recolher junto dos utentes informações para enriquecer o nosso Borda d’Água.
     A Milene e o Luís, estiveram num outro grupo de idosos a realizar um jogo de cartas, mais propriamente, ao jogo do UNO, o que precisava de um acompanhamento mais directo com os jogadores, visto que para alguns era um jogo novo.

Joana Freitas
15.04.2010